terça-feira, 30 de agosto de 2011

Voltar no tempo...

"Embora ninguém possa voltar e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim." Chico Xavier

Divagando no bom sentido... Muitos de nós já pensamos, em algum momento na hipótese de 'voltar no tempo'... 
Há uma razão para não podermos voltar no tempo... se fosse possível, voltar no tempo, modificaríamos nosso passado afetando, inevitavelmente, presente e futuro, sendo assim, haveria a possibilidade de voltarmos ao presente com as vivências e percepções, modificadas, não haveria como voltarmos, pensando e sentindo, da mesma maneira. (Isso considerando uma volta a um passado mais remoto, se viajássemos para um momento mais recente o dano seria menor? Depende do tipo de acontecimento que fossemos mudar.)
Somos o que somos, e pensamos o que pensamos pelo que foi vivido em tempos findos...
Não há erros irreparáveis. O que ocorre é que, a reparação dos erros não ocorre da forma como gostaríamos, mas da forma como que é possível...
São muitos os pensamentos: se eu soubesse antes teria agido diferente - se você soubesse e agisse de forma diferente não seria quem você é agora... O que fazer então?
 - Não posso mudar o passado? 
 - Não, não pode!
 - Agora o que eu faço?
 - Você pode escolher... são muitas as possibilidades, cada uma com suas consequências:
 * pode ficar se lamentando, sentindo pena de si mesmo, sem assumir a responsabilidade de seus atos; com isso vai obter, por certo tempo a compaixão alheia, e, dependendo de como perceber esta pode se reerguer ou, cair novamente... pois pode, com o tempo, sentir-se mais inferiorizado ainda...
 * pode retirar-se e abstrair da dificuldade novas forças, se conseguir ver que os outros erram também, mas sem se eximir da responsabilidade assumindo-a. Isso não será fácil, porém mantendo uma vontade firme, é possível modificar o que parecia impossível.
 * pode seguir adiante trabalhando na sua reconstrução e na reparação; haverá momentos em que faltarão forças, porém há sempre alguém desejando que alcancemos novas conquistas...
Não há recompensas sem o trabalho, e nossa maior recompensa deve ser 'o sentimento de dever cumprido', pelo trabalho bem realizado.
Acredito, que é por isso, que muitos dizem: "quem vive de passado é museu", isto por que, se nos fixarmos no passado deixamos de viver o presente e de construir o futuro, mas não devemos deixar de observá-lo, de modo, que não repitamos os mesmos erros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário